Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, ficando atrás apenas das mortes causadas por doenças cardiovasculares. De acordo com dados do INCA, a estimativa no Brasil para cada ano do triênio 2020-2022 é que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer entre homens e mulheres.
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os cânceres ginecológicos são responsáveis por 19% dos diagnósticos a cada ano em todo o mundo.
Quando falamos em câncer ginecológico, é preciso entender que os tumores que acometem o aparelho reprodutor feminino vão além do câncer de colo de útero, que ocupa o terceiro lugar entre as mulheres. O câncer do colo de útero e câncer de ovário são os mais incidentes, mas os cânceres ginecológicos compreendem ainda os tumores de endométrio, vagina e vulva.
É importante alertar que apesar do diagnóstico de câncer ginecológico ser mais comum em mulheres na terceira idade, os tumores ginecológicos também podem atingir mulheres de outras faixas etárias.
O câncer ginecológico é uma doença que pode ser silenciosa e, em muitos casos, de difícil detecção. Por isso, é muito importante que a mulher esteja atenta aos sinais do seu corpo, pois a prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores caminhos para combater a incidência do câncer ginecológico.
Conheça os principais sintomas do câncer ginecológico
Existem maneiras simples e eficazes para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer ginecológico, como consultar-se com o ginecologista periodicamente, realizar o exame de papanicolau e fazer exames de rotina recomendados pelo médico.
Mas, é muito importante, também, que a mulher esteja atenta aos sinais e sintomas do seu corpo. Alguns tipos de câncer ginecológico podem apresentar sintomas logo no início da doença. Entre os sinais que devem ser observados, estão:
- Dor pélvica ou pressão abaixo do umbigo;
- Inchaço abdominal e flatulência;
- Dores intensas e persistentes na parte inferior das costas;
- Sangramento vaginal anormal;
- Dores de estômago ou alterações intestinais;
- Febre persistente;
- Perda de peso sem que esteja fazendo dieta;
- Anormalidades na vulva e na vagina;
- Alterações na mama.
A presença de um ou mais sintomas não indica necessariamente a existência de câncer ginecológico, mas é importante procurar um médico para investigá-los..
É importante identificar a presença do tumor ginecológico em seu estágio inicial para possibilitar maior eficiência no tratamento e aumentar as chances de cura.
Como prevenir o câncer ginecológico?
O diagnóstico precoce e a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) são as principais formas de prevenção do câncer ginecológico.
A consulta periódica com o ginecologista e a realização anual do exame Papanicolau são essenciais, já que mantém o rastreamento regular de possíveis alterações. Recomenda-se informar ao médico, caso tenha algum familiar com histórico de câncer de útero, ovário ou de colo do útero.
O principal exame para confirmação do diagnóstico de câncer ginecológico é a biópsia, mas outros exames clínicos e de imagem podem ser realizados, dependendo de cada caso, para determinar a extensão do tumor.
O tratamento do câncer ginecológico depende do estágio da doença. Dentre as possibilidades de tratamentos está o procedimento cirúrgico não invasivo, realizado através da laparoscopia.
A laparoscopia ginecológica é um processo cirúrgico moderno e seguro que pode auxiliar no diagnóstico e combater doenças do aparelho reprodutor feminino. Ela é recomendada principalmente em casos de mioma, endometriose, cistos ovarianos, gestações ectópicas, inflamações pélvicas e câncer ginecológico.
Tratamento cirúrgico de câncer ginecológico no Distrito Federal
A Dra. Rayane Cardoso é especialista no tratamento cirúrgico de tumores ginecológicos. Possui experiência em Laparoscopia, uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada em cirurgias ginecológicas.
Além disso, ela é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), e atua nos seguintes locais do Distrito Federal: Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Anchieta, Instituto de Cirurgia Digestiva (ICD) e na clínica Sense Ginecologia.
Agende seu horário:⠀
Instituto de Cirurgia Digestiva, Asa Norte: (61) 3543-2143⠀⠀⠀
Hospital Anchieta, Taguatinga: (61) 3353-9000 e (61) 98342-2468⠀⠀⠀
Sense Ginecologia, Asa Sul: (61) 98427-4998⠀